Monday, July 02, 2007

Avenida dos Aliados


1 julho 2007 // 16:53 às 19:13
notas breves:
16:53 (1nota)está sol mas o vento é fresco// 2 miúdos saem do tanque e secam ao sol// 4 mesas ocupadas c/leitores e amigos q conversam, casal...1 rapariga só, sentada, lê. Transeuntes
Pre-conceito>as mulheres usam menos o espaço público-usam-no de passagem.

17:23 (5nota)1 mulher só pousa os sacos sobre uma cadeira, no canto superior esquerdo. espera.poucos minutos depois para 1 carro que a leva. O senhor que lia partiu. os amigos continuam sentados, os turistas também, 1 família está numa mesa à esquerda, em sombra pelos edifícios. 2 senhoras de meia idade e 1 criança sentam-se atrás de mim. 1 miúdo que segue a mãe atira 2 mãos cheias de cascalho para o tanque. 2 mulheres de meia idade e 1 criança, sentam-se ( a mulher no canto superior esquerdo há muito que partiu)



17:45(9nota)já cá não está ninguém que estava quando aqui cheguei. partem agora a mulher e as duas crianças, os 2 idosos já o tinham feito. 1 rapaz só lê o jornal numa mesa diante de mim.tento tapar o sol da cara c/ 1 dos cartões. O rapaz muda de mesa...viro-me de costas para o sol-arde-me a cara...1 velho e um novo distantes, pausa e pausa para cigarro. todos saem, menos o rapaz, 5 minutos chegam.

18:13(12nota)1 velhote chama as pombas e despeja 1 saco de milho. Vai embora imediatamente. 1 casal de estrangeiros mais as duas filhas adolescentes sentam-se à minha frente na mesa do fundo. Já os tinha visto passar. Duas mulheres atrás de mim, 1 velhote e uma criança na sombra do lado direito (agora)o Rapaz ainda lê o jornal/já na sombra da torre do edifício AXA.

18:21(13nota)O rapaz muda p/o sol. duas raparigas jovens sentam-se...há bancos de madeira, dos tradicionais, verdes, nos passeios laterais da avenida, combinam com os postes de ferro forjado. duas grandes superfícies de granito colocadas faz muito pouco tempo. Mesas e bancos de madeira... parece que nunca houve um verdadeiro projecto para que alguém se sentasse nesta avenida. Não vejo ninguém nos bancos nem nas pedras. Mas as cadeiras são 1 vai vem.
As raparigas lancham alguma coisa que compraram na Padaria Ribeiro, que é óptima mas não tem lugares sentados... bem, nem de pé. É um cubículo.



dó si lá sol fá mi ré dó... tocam os sinos a dar um quarto para as 7, não sei de onde vem o som p/ causa do eco. Mas deve ser da C.M.
gosto muito dos pinheiros na praça de fronte da Câmara. O rapaz prepara-se p/ ir embora, dobra o jornal...olha em volta... eu tb vou, chega quem a senhora esperava e vão embora.
18:50 ele vai, desce... a mesa dele é imediatamente ocupada. senhora e criança. tenho frio. vejo-o ainda descer a avenida, pelo centro. tenho frio. espera junto ao semáforo para a rua de Ceuta, atravessa. Sobe a avenida pelo lado direito. 1 senhora velha sentada só na sombra. poucos minutos sai. Ele passa por mim do outro lado da avenida... Ring Ring... Catarina 19:13 saio tb eu.

No comments:

 
Free counter and web stats