Friday, November 03, 2006

o resto do relato


smoke sauna da parte de fora

esta 'e uma sauna muito antiga e peculiar - 'e uma sauna comunit'aria, e faz parte do museu de stundars - pois stundars 'e uma vila museu, tem uma s'erie de casas antigas mantidas com as coisas do seculo passado. funcionam ainda: a padaria, o ferreiro, a tipografia, o moinho e a sauna (por reserva)
ent'ao - a smoke sauna, 'e uma casa com um grande compartimento, que 'e a sauna, onde h'a um forno de tijolo. no dia anterior enche-se de grandes troncos de madeira e acendesse o fogo. O compartimento vai-se encher de fumo... no dia seguinte, meia hora antes de usar, abrem-.se as portas para sair o fumo todo, e esta pronta a usar. Dentro devem estar un 80graus. sobre o forno h'a uma cama de pedras para onde se vai atirar a agua e criar vapor.


um grupo pequeno de chineses vieram de proposito de estocolmo para a sauna, ou seja fizeram a reserva, pos-se a sauna a funcionar.
Claro esta que sabendo isto, tamb'em queria experimentar. e porque depois de eles a usarem a sauna pode ser usada durante muitas horas depois, muitas pessoas da vila aparecerao para usarem a sauna.

A gunilla aqui do escritorio e a jenny, que trabalha na loja do museu... ofereceram-se para irem comigo e mostrarem como funciona.



Bastante interessante a cultura da sauna, esta entao, em que podem ir 15 pessoas de cada vez. mulheres e homens em alturas diferente. Nao 'e comum sauna mista.
A relacao com o corpo 'e de algum modo diferente. pois estao todos juntos nus a suarem dentro duma casinha escura.

estivemos ai meia hora dentro, estava mesmo quente. mas depois 'e fant'astico sair para a neve, s'o com uma toalhinha, descalcas e nao sentir frio nenhum, mas at'e um certo alivio, beber muita agua e voltar la para dentro. quando saimos cheiravamos a salmao fumado. Pois estas saunas de fumo, eram tambem usadas para defumar carne e peixe...

3 comments:

Anonymous said...

chinese go sauna - fantastic! :D
tem tudo um ar tão bonitinho, dá vontade de ser boneca e ir brincar.
não se flagelam como folhas não sei de quê, para dar cheiro? (ou para tirar o cheiro do salmão,sei lá.)
meia hora é dose. eu aguento 20min no máximo, depois dá-me o fanico. but then again, nunca lá estive com 2 finlandesas...

Anonymous said...

que inveja...

carla said...

30 minutos com uma saida a meio para calacar a neve e meio litro de agua que bebi, senao dava-nos o fanico tb.

o costume 'e com folhas de betula (hum! ser'a este o nome) birch tree.

 
Free counter and web stats