Wednesday, January 16, 2008

ESPLANADAS DE INVERNO


O Porto nunca foi uma cidade de esplanadas, percebi isso quando estive a morar na Holanda! A quantidade de esplanadas por essa Europa central e do Norte, mesmo com frio, distribuíam umas mantas, punham uns cogumelos a gás e estava tudo na rua ao menor raio de sol. Claro que depois de 15 dias de dias cinzentos, sem a mínima mudança atmosférica, a mesma temperatura a mesma homogeneidade de cor, também eu vinha para a rua sempre que estivesse sol, nem que me gelasse a ponta do nariz.
Ora em Portugal é o contrário, no Inverno chove, se não chove está frio e o sol de Inverno faz mal à cabeça (dizia a minha avó); no Verão, se está sol, o caso é ainda mais sério, se não está sol, está fio :-). Enfim, não há vida como a do campo, nem sombra como a da parede. Assim a malta gosta mesmo é de estar no quentinho do café ( ou no fresquinho)de preferência num com uma grande janela para a rua a ver passar as modas!

Mas agora, desde que em Janeiro se instituiu que não se fuma em locais públicos; a não ser que... e não sei que mais... mas mete metros quadrados de área à mistura e super máquinas de extracção do ar...; viram-se as esplanadas que albergam os turistas e os destemidos de Verão saírem à rua em pleno Inverno, com os guarda-sóis transformados em guarda-chuvas!!!

No comments:

 
Free counter and web stats