Friday, December 08, 2006

de venus a marte

homens e mulheres pensam e agem de forma diferente?!
porque 'e que o sindrome "glass ceiling" ocorre? - glass ceiling - ou aquilo que impede as mulheres de atingirem lugares de topo nas suas carreiras. o que 'e que as mulheres e os homens querem? na procura de descobrir se h'a formas diferentes de fazer arte, design, arquitectura, politica, economia, etc. Por homens e mulheres.... ou apenas alguns artigos de interesse

de venus amar -te devenusamarte de venus a marte

4 comments:

L said...

Li há tempos um artigo sobre uma gestora/directora portuguesa, topo de carreira topo de empresa xpto, que afirmava que ser mulher nunca a impediu de nada, nem que nunca tinha sido descriminada/prejudicada por isso.
Pessoalmente, acho que claro que há ambientes e ambientes e sortes e outro tipo de factores, mas em muitas situações é também uma questão de atitude; aquele lugar comum de as mulheres que conseguem essas cenas são "agressivas" (dizem os que estão de fora). Acho que muitas mulheres têm medo de ter essa agressividade, e castram-se a si mesmas (cortam na ambição) com medo de deixarem de ser "femininas". Outras, mais ou menos no mesmo caminho, preferem seguir um papel mais tradicional, ter filhos e abdicar da carreira de topo. Porque continua a ser socialmente aceitável ser uma boa mãe e profissional mais ou menos, enquanto que haverá talvez mais pressões sobre os homens para serem profissionais melhores.
Toda a gente sofre pressões, independentemente do género. é óbvio que em muitos ambientes de trabalho (na maioria, provavelmente) as pressões sobre as mulheres têm um carácter machista incontornável. Mas em muitos casos faltará um "ide-vos todos foder!!" bem cheio para por o pessoal no sítio (sobretudo, para nos por a nós no sítio e dar-nos a nós próprias algum poder).
As próprias mulheres temem que a expressão de algum tipo de poder lhes retire feminilidade, e acobardam-se. Às vezes parece que nos descartamos das responsabilidades - tudo a culpar os homens por serem machistas, mas muitas muitas mulheres também o são. Estou farta de coitadinhas - gaijas, toca a por os ovários a mexer! E então? Também vamos passar a vida a queixarmos-nos por vivermos num país atrasado que não dá um chavo por nós (mulheres e homens)?? Toca a construir cenas!!! A dar-lhe de gás!

Tenho sono.

L said...

oops escrevi montes, entusiasmei-me :P

carla said...

sabes as vezes nao basta um ide-vos foder, porque a descriminacao e' tao subtil, que vais dize-lo a quem? e se o dizes a alguem pareces neurotica.

exemplo. quando o durao barroso saiu do governo - a pessoa com mais competencia para o cargo, dentro dos laranjinhas, na minha opiniao, seria a manuela ferreira leite - mas porque raio nao foi ela escolhida? porque alguem achou que se calhar os portugueses nao gostariam de ter uma mulher no governo - porvavelmente ainda l'a estaria agora :-) atao sorte a nossa terem posto uma abecula!!!

mas este blog 'e a cerca de outras coisas, se h'a formas diferentes de trabalhar - atitudes diferentes

e podera ser isso tambem uma das razoes que faz com que as mulheres nao cheguem ao topo - por se clahar nao querem, e porque h'a coisas que sao mais importantes, como trabalho em grupo e desautorizado - sem autor - ou voluntariado ou o que seja

L said...

O "ide-vos foder" não era dizê-lo na cara das pessoas, mas a expressão de um tipo de atitude, para tentar pôr o pessoal na ordem. Sou apologista de que as acções nutrem mais efeito que as palavras!
Mas caramba, eu a vir à net às 6 da manhã até admira a fluidez do discurso :P
:)

 
Free counter and web stats